quinta-feira, 7 de abril de 2011

Premonição

Por Jorge Bem Amado


Era um labirinto com paredes de ar, árvores gigantes, laranjais vermelhos. Encontrei em determinada altura duas crianças iguais. A primeira me falou: cuidado ao atravessar o rio, pois sua superfície é feita de um pântano que já afogou mais de mil guerrilheiros. A segunda disse: se queres buscar o enigma da felicidade ou respirar o aroma doce da paz de espírito, tens que seguir e roubar o ovo do ninho da codorna cinzenta. Foi quando, sem medir as conseqüências, pus meus pés nas águas, coitada dessa ave. Ouvi um grito triste de dor. Causei uma infelicidade sem tamanho a ela. Ao mesmo tempo, surgiu no meio do rio, a imagem de uma mulher sem rosto que me chamava. Continuei em frente, apesar dos berros e avisos de precaução da primeira gêmea. Eu acalmava a criança: “não te preocupes comigo, vou ficar bem”. No entanto, comecei a afundar naquela água. Repentinamente minha alegria de viver foi embora e fui jogado para as profundezas do labirinto.  Depois comecei a ver um espírito que me fez acreditar nas suas promessas. Falava que para me salvar teria que tocar no seu anel formado de couro de serpente peçonhenta. Só que toda vez que me aproximava desse fantasma em formato de santa, ela desaparecia. Em seguida, re-aparecia no outro lado da parede de ar. A cada segundo, ficava mais cansado. Não conseguia mais respirar.  Exatamente no momento do meu último suspiro, senti tuas mãos macias e teu corpo me abraçou. Tu me olhasse e sem dizer nada me desse um beijo. E um leão com asas de águia cuspiu fogo em todos os meus tormentos. Uma a uma, as aranhas que me transformaram num covarde foram queimadas. Nessa manhã, acordei com a certeza de que te amava.

2 comentários:

  1. Nos seus braços trazia duas crianças adormecidas. Leve gigante, avançou decidido e suave. Quem ousa assim entrar no meu domínio? Quem ousa acolher no colo meus medos e aspirações? A cada um dos seus passos, mais forte a vibração dos astros. Contra a liberdade, em vão joguei ardil e cilada. Perpassando o ar suspenso, o seu olhar, negro e limpo, encontrou o meu. É ele. É ele quem o tempo espera.

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=Qqlc42aetpE

    ResponderEliminar